Alimentos com muito açúcar virão com alerta

Atualizado: 25 de Mai de 2018


Ministro da Saúde discursa em Assembleia. Foto: Ministério da Saúde

Segundo afirmação do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o Brasil trabalha com nova rotulagem de alimentos e a decisão é para permitir escolhas mais saudáveis


Na última terça-feira (22), o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi discursou sobre a política brasileira para conter o avanço da obesidade no País. O pronunciamento foi feito em Genebra (Suíça), na plenária da 71ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O Brasil apresentou a proposta de nova rotulagem de alimentos e acordo com a indústria para redução de açúcar em alimentos ultraprocessados. As medidas devem facilitar a compreensão do consumidor e trazer orientações claras para escolhas mais saudáveis.

Dados do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) de 2017, demonstram que o excesso de peso atingiu 54% da população nas capitais do país e 18,9% estão obesos, um aumento de 36% e 42%, respectivamente.


Diante deste cenário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute um novo modelo de rotulagem com a participação de universidades. A meta é que ao final do processo seja feita uma consulta pública com a população. A proposta é que o rótulo fique na parte frontal com advertências em relação ao excesso de nutrientes que podem trazer malefícios a saúde, como sódio, gordura e açúcares.


Para que seja fazer algo efetivo, o Brasil vem acompanhando de perto políticas fiscais e regulatórias de outros países que buscam a redução do consumo de açúcar. E também vem avaliando e estimulando estudos nacionais sobre o impacto potencial destas políticas para fortalecer essas agendas nacionalmente.


Com informações do Ministério da Saúde

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O antídoto é o SUS

Nada como a história para que o conhecimento e a experiência sejam testados, independentemente dos resultados.

As vantagens da Cannabis Medicinal

Dr. Pedro Antômio Pierro Neto >> 1) Há evidências científicas dos benefícios da cannabis para a saúde? O que, na sua opinião, impede a regula

Av. Dom Pedro II, 288 - Conjunto 31

Santo André - SP, CEP: 09080-000