Apoio psiquiátrico para estudantes de medicina

Atualizado: 18 de Abr de 2018


Na última quarta-feira (11), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) que dá direito a médicos residentes e a alunos a assistência psiquiátrica e psicológica gratuita por parte das instituições que esses estejam vinculados. A decisão foi terminativa e a proposta (PLS 157/2017) deve seguir à Câmara dos Deputados se não houver recurso para análise pelo Plenário.

As questões relacionadas à depressão e ao suicídio entre estudantes de Medicina foi tema do 2º Encontro Nacional de Conselhos de Medicina, em 2016, como lembrou a relatora do projeto, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Lídice citou a psiquiatra Alexandrina Meleiro, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que durante o encontro apresentou estudos internacionais indicando que a proporção de médicos que se suicidam é cinco vezes superior à proporção média de suicídios da população em geral.

A senadora mencionou também um estudo da psicóloga Fernanda Brenneisen Mayer, da Universidade de São Paulo (USP), que envolveu 1.350 estudantes de Medicina de 22 escolas médicas do país. Esse levantamento demonstrou que 41% dos estudantes apresentavam sintomas depressivos e 81,7%, estado de ansiedade. Também foram relatados outros sintomas frequentes, como: distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço e elevada autocobrança.


Com informações da Agência Senado

Foto: Reprodução / Facebook Senado Federal

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

SindMédico DF lança cartilha sobre aposentadoria

O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal lançou, em 28 de outubro, a cartilha “Aposentadoria – Conversão de tempo especial em comum para efeito de aposentadoria”. Disponível para download no site d

O antídoto é o SUS

Nada como a história para que o conhecimento e a experiência sejam testados, independentemente dos resultados.

Av. Dom Pedro II, 288 - Conjunto 31

Santo André - SP, CEP: 09080-000