Sindmed apoia combate à tuberculose no Grande ABC




A rede pública de Saúde da região do ABC intensifica, neste mês, a busca por pacientes com sintomas que podem levar ao diagnóstico de tuberculose. Março é marcado pelo alerta do problema, uma vez que tem o dia 24 como data mundial de combate à doença. Atualmente, em quatro das sete cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires), 390 pessoas estão em tratamento. As demais não informaram.

No Grande ABC, segundo o DataSus (banco de dados do Ministério da Saúde), em 2017 a rede pública registrou 84 internações pela doença, além de seis mortes.

Durante a ação das prefeituras, todos os pacientes que passam por atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) são questionados a respeito de sintomas sentidos. Havendo suspeita, a pessoa é submetida à baciloscopia, teste rápido molecular.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, afetando principalmente os pulmões. A transmissão é aérea e ocorre a partir de aerossóis expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Pessoas com HIV têm maior risco de contrair a enfermidade, já que o vírus diminui a resposta imunológica. O tratamento medicamentoso é feito por período de seis meses.

Nas crianças, a principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada no SUS (Sistema Único de Saúde). Nos adultos, é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive com alguém que tem o problema. Em 2017, foram registrados 69,5 mil casos novos e 13.347 casos de retratamento (abandono ao tratamento) de tuberculose no Brasil.

O diretor executivo do novo Sindmed Grande ABC, Dr. Luiz Francisco de Souza, explica que a tuberculose é, acima de tudo, um problema social, pois se desenvolve mais rapidamente em locais com baixa ventilação e em ambientes com grandes aglomerações de pessoas.

“É uma doença que está presente entre a população de baixa renda pelas condições de seu desenvolvimento. Os países ricos e as empresas farmacêuticas não tem como prioridade a pesquisa por novos tratamentos para a tuberculose, o que fez com que os avanços na área tenham sido tímidos nos últimos tempos”, comenta.

Segundo Souza, o Ministério da Saúde tem diretrizes, há cerca de 10 anos, em que realiza esta busca ativa, como os municípios do Grande ABC tem feito, e trabalha com o Tratamento Diretamente Observado (TDO), em que o paciente recebe a medicação em companhia do profissional de saúde.

“Essa busca ativa que é feita nas unidades de Saúde deveria se estender também pela rede privada, porque existem pacientes que não buscam a rede pública de saúde, buscam serviços privados. Assim o problema da disseminação da doença acaba sendo esquecido”, diz.

O diretor do Sindmed enxerga como fundamental a busca dos pacientes para tratar e monitorar a doença, como também melhorar as condições sociais para que a tuberculose não avance.

“É fundamental o envolvimento da categoria médica, assim como o novo Sindmed Grande ABC tem feito, no controle e combate à tuberculose, bem como os demais profissionais da saúde. A sociedade civil também precisa se engajar nesta campanha e orientar as pessoas que tenham tosse e febre persistente a procurarem atendimento na saúde”, alerta Souza.

Com informações do Diário do Grande ABC

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Vagas para Médico do Trabalho

Santo André Clínica MEDNET Av. Padre Manuel da Nobrega 170 - Bairro Jardim Horário das 7:00 as 12:00 Valor : 110,00 hora Para informações entrar em contato com: Juliana (11) 9.9727-5110 (whats)

Campanha Salarial 2020 - Sinamge

Após intensa negociação com o Sinamge (Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo), o Sindmed Grande ABC assinou a Convenção Coletiva de Trabalho 2020 e garantiu reajuste salarial de 2,94% a

Vagas para plantonistas em Francisco Morato

A Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato SP precisa de médicos plantonistas. PS - Baixa complexidade Clínico geral Mais informações entrar em contato por WhatsApp: 1197952-1870 Valor líquido