As vantagens da Cannabis Medicinal

Dr. Pedro Antônio Pierro Neto


1) Há evidências científicas dos benefícios da cannabis para a saúde? O que, na sua opinião, impede a regulamentação do plantio?

R: Sim, há evidência científica dos benefícios da cannabis para a saúde. O Conselho Federal de Medicina já reconheceu o uso medicinal em dois casos: pacientes com epilepsia refratária e dores crônicas. Existe indicações dessa terapia em muitas outras doenças. E, na minha opinião, o que impede a regulamentação do plantio é o medo de incentivar, ou até mesmo aumentar, o uso adulto da cannabis. E esse medo não me parece real, visto que em diversos países onde o uso adulto não é permitido, mas o plantio é autorizado, não se observou aumento para outros fins.


2) A atual rejeição governista atrasará a pesquisa científica na área?

R: Pode dificultar. Os estudos devem ficar mais caros e menos pacientes serão beneficiados. O Brasil foi um dos pioneiros na pesquisa clínica, quando na década de 1980 realizou o primeiro trabalho com três importantes universidades e pacientes com epilepsia refratária. Dessa forma, com a rejeição de alguns setores do governo federal, deixaríamos a vanguarda nas pesquisas e ocuparíamos um papel de coadjuvante nesse cenário, sendo que temos competência para um destaque muito maior nesse sentido.


3) Qual é a expectativa sobre a permissão desses produtos em farmácias?

R: A expectativa é que quando esses produtos estiverem nas farmácias, resolveremos um problema: a fila de espera. Mas o principal problema não é esse, é o preço do produto. Temos que ter evolução na regulamentação para garantir o acesso das pessoas a essa medicação.


4) Nos grandes centros, há óleos artesanais alternativos que são vendidos ilegalmente. Isso representa um risco para saúde pública?

R: Sim, representa. Precisamos saber em que condições essas plantas foram cultivadas, o método de extração, conservação, entre outros fatores. Sem isso não podemos considerar esses óleos artesanais seguros para o consumo. Porém, acredito que isso só vem acontecendo pela falta de acesso popular ao produto.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O antídoto é o SUS

Nada como a história para que o conhecimento e a experiência sejam testados, independentemente dos resultados.

Saúde Pública x Estado Mínimo

Dr. José Roberto Murisset >> O Sindicato dos Médicos do Grande ABC — a Casa dos Médicos — nasceu em junho de 1989 graças à bravura de uma de

Os desdobramentos da pejotização

Dra. Cláudia Trajano >> Recentemente, profissionais da área médica têm se deparado com a exigência de inscrição de CNPJ para contratação por

Av. Dom Pedro II, 288 - Conjunto 31

Santo André - SP, CEP: 09080-000