Doe sangue, salve vidas!

O dia 14 de junho celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída para homenagear os doadores e conscientizar a população sobre a importância da doação

O dia 14 de junho é uma importante data para conscientizar a população em relação à doação de sangue. Nesta data é celebrada o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. Além de conscientizar as pessoas da importância do ato, a celebração serve também como forma de agradecer aos doadores, que graças a esse simples gesto ajudam a salvar vidas.


Este ano, a celebração vem acompanhada da campanha internacional da OMS que traz como tema: “Doe Sangue. Compartilhe Vida”. A ideia é agradecer aos doadores de sangue e evidenciar a profunda conexão que há entre eles e os pacientes que precisam de transfusão.

Segundo dados da OMS, a cada ano mais de 92 milhões de bolsas de sangue são coletadas no mundo, sendo registrado no Brasil mais de 3,5 milhões de doações por ano, o que corresponde a quase 4% do total mundial. Os números do Ministério da Saúde apontam que no país a doação é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores.


Além da data de celebração do doador, junho também traz um alerta, é o mês de início do inverno, época do ano que mais cai o número de doações. Por isso, instituições de todo o país se mobilizam para reverter essa situação, entre elas está a Fundação Pró-sangue que lançou a campanha: “Junho Vermelho”. Junto a ela, instituições de vários setores da sociedade fazem ações em prol da causa.


Prevista para ir ao ar até 30 de junho, a campanha do Ministério da Saúde será a nível nacional e servirá para homenagear doadores regulares e sensibilizar novos voluntários para ampliar a doação de sangue no país. Com o Slogan “Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você”.


Com informações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Fundação Pró-Sangue.

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O antídoto é o SUS

Nada como a história para que o conhecimento e a experiência sejam testados, independentemente dos resultados.

As vantagens da Cannabis Medicinal

Dr. Pedro Antômio Pierro Neto >> 1) Há evidências científicas dos benefícios da cannabis para a saúde? O que, na sua opinião, impede a regula

Av. Dom Pedro II, 288 - Conjunto 31

Santo André - SP, CEP: 09080-000