top of page

NOTA OFICIAL - FMB e Sindmed Grande ABC

FMB e Sindmed Grande ABC repudiam declarações que sugerem a flexibilização descabida do revalida e do exercício legal da medicina!


*Nota Oficial*


A Federação Médica Brasileira (FMB), representando toda sua base, vem a público repudiar veementemente as falas descabidas, desinformadas e completamente desconexas da realidade proferidas pelo advogado e membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Edson Pistori, que sugeriu que profissionais de Enfermagem com mais de 10 anos de experiência na atenção primária pudessem ser submetidos ao Revalida e, a partir dai, passassem a atuar como médicos em regiões de difícil permanência do país. O comentário, desprovido de ética e bom senso, foi feito durante audiência promovida pela Comissão Mista da MP 1.165/2023 - que debatia estratégia nacional de formação de especialistas para a saúde, no âmbito do programa Mais Médicos.


É preciso enfatizar que cada área tem formação e atribuições específicas e colocar todos os profissionais no mesmo bojo é de uma completa falta de noção, preparo e - principalmente - respeito com ambas categorias. Tanto a Medicina quanto a Enfermagem realizam um papel fundamental no dia a dia da saúde brasileira. Não são áreas que se substituem, nem que competem, mas - sim - complementam-se! São trabalhadores que ocupam papel de protagonismo na assistência, tem funções plenamente definidas e merecem todo nosso respeito. E a principal forma de garantir o respeito é, justamente, assegurando que todos que exerçam tais funções sejam devidamente habilitados para os cargos.


A FMB lamenta profundamente que profissionais deste gabarito sejam ouvidos em um espaço tão importante, como a plenária do Senado. Isso porque o Congresso Federal deve ser um espaço para debate democrático, ético, e - sobretudo - pautado na verdade e na legalidade. A Federação Médica Brasileira vai interpelar diretamente o Instituto de Direito Sanitário Aplicado acerca desse posicionamento e cobrando uma posição clara e de respeito com os profissionais médicos e da Enfermagem!





22 visualizações
bottom of page