top of page

NOTA OFICIAL: Sindmed cobrará medidas urgentes ante ao colapso da Saúde em Mauá

São Paulo, 30 de agosto de 2018.

O Sindicato dos Médicos do Grande ABC vem a público manifestar grande preocupação com o agravamento da crise por que passa a Saúde pública em Mauá.


De acordo com nota emitida pela Fundação do ABC, na última terça-feira, 28 de agosto, a Secretaria de Saúde de Mauá comunicou o rompimento repentino do contrato de gestão a partir de 1º de setembro de 2018, transferindo os serviços de Saúde para a administração direta da Prefeitura, sem antes apresentar qualquer plano de contingência imediato para atendimento aos pacientes atualmente internados ou atendidos em regime de urgência e emergência, bem como sem plano ou organograma de transição das rotinas técnicas e administrativas ao Poder Público.


Ao que consta, o sistema público de Saúde de Mauá passa momentos difíceis, acumulando dívidas exorbitantes com a quase totalidade dos fornecedores de insumos e serviços. Situação que não é nova e se arrasta desde 2017, com atrasos e não pagamentos de repasses destinados aos salários, férias, 13º salários e outras verbas laborais dos trabalhadores da Saúde.


Com a presente medida repentina, poderá haver demissão imediata de cerca de 1.650 funcionários – entre eles um grande contingente de médicos –, além de afetar gravemente o atendimento à população.


Em razão disso, o Sindmed solicitará audiência junto à prefeita de Mauá e, se necessário, levará o caso à Justiça do Trabalho e ao Ministério Publico.


O Sindmed não medirá esforços para assegurar o direito dos médicos e o acesso populacional ao sistema público de Saúde de Mauá e espera, também, que tais medidas repentinas não se alastrem, como prática, em outras cidades do Grande ABC.


JOSÉ ROBERTO CARDOSO MURISSET

Presidente do Sindicato dos Médicos do Grande ABC


23 visualizações
bottom of page